Delta das Américas, Centro Histórico de Parnaíba e Lagoa do Portinho
- turismooutdoor
- 28 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de jan.

Por Eduardo Marchão
Quando as primeiras caravelas portuguesas atracaram no Nordeste brasileiro, os europeus ficam perplexos. Uma imensidão de dunas e ilhas surgiam no mar. Rios, igarapés, lagoas e um convite para desfrutar todas as descobertas do mundo novo.

Na época, as ilhas do Delta, de Parnaíba, Tutóia, Lençóis Maranhenses, os Mangues e as Praias eram lar dos índios Tremembés. Hoje representam as paisagens mais paradisíacas e deslumbrantes do país e atraem turistas de todo o globo. O Delta das Américas lhes aguarda!
Incluso:
Transporte
Hospedagem
Passeio no Delta

Centro Histórico
A Vila de São João da Parnaíba fundada em 18 de agosto de 1762 foi um dos principais povoados do Brasil Colonial (1530-1822). Por onde chegavam mercadorias eram comercializados escravos no antigo Porto Salgado - o mais importante entreposto da época na região.

Revela a sua riqueza a partir dos casarões em diversos estilos construídos na época de valor imensurável para o patrimônio histórico. Obras neoclássicas, com estilo inglês, eclético, barroco, moderno, francês, se misturam às construções modernas revelando os ciclos de desenvolvimento da cidade.
Parnaíba viveu o apogeu com a abertura dos portos através do comércio internacional com a Inglaterra, exportando a carnaúba, o babaçú e os produtos do sertão. Situada no Delta do Parnaíba, entre São Luís, os Lençóis, Jericoacoara, Camocim e Fortaleza, desponta como importante cidade turística.
Casarões e prédios históricos, Parnaíba-PI

Litoral
Localizada a 15 quilômetros do centro da cidade e com uma extensão total de 8km a praia da Pedra do Sal, o farol, as torres eólicas, o lado bravo, o lado calmo, as casas de praia, o pôr do sol, as jangadas e as místicas formações rochosas caracterizam perfeitamente este lugar.

Do outro lado, limite com Luís Correia, tem os Lençóis Piauienses também conhecidos como Dunas do Portinho e a Lagoa do Portinho, um dos mais belos e icônicos cartões postais do litoral piauiense. São areias a perder de vista, água doce e roteiro convidativo.
Que tal uma caranguejada?

Editor: Eduardo Marchão (Agência Piaga / Fotografia Outdoor)