Sete Cidades e os misteriosos totens de pedras
- eduardomarchao
- 27 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 26 de out. de 2024

O Parque Nacional de Sete Cidades foi fundado em 1961 sendo o primeiro do Piauí e o décimo criado no Brasil. Com 6.222 hectares e um perímetro de 36 quilômetros, a Unidade de Conservação tem como objetivo a proteção da biodiversidade e é administrada pelo ICMBio.
Turismo
É impossível não se deslumbrar com suas imensas rochas em formatos assimétricos moldadas pelas mãos da divina natureza pacientemente ao longo de 160 milhões de anos. Cada conjunto representa cidades cujos antigos contam que foram petrificadas. Muito além da lenda, cientistas hoje apontam que o local já foi fundo do mar.


Durante um período serviu como abrigo aos homens das cavernas que habitaram essas regiões muito antes da chegada dos portugueses, africanos e europeus. Vindos do litoral, passando pela Serra do Morcego, Caxingó, Pirangi, Conceição dos Marreiros, Piracuruca, Bebidinha, Buriti dos Cavalos, Pedra do Castelo e Pedra Furada.

Atualmente é cada vez mais evidente que uma antiga civilização povoou todos esses lugares, trocando conhecimento e informações sobre os astros, estrelas, modo de vida e natureza. Fatos comprovados pelos estudos arqueológicos realizados nos últimos 50 anos, bem como nos diversos vestígios encontrados.

Óvnis, Discos Voadores e Curandeiros
A região de Sete Cidades, juntamente com José de Freitas e União, são locais de avistamento de seres sobrenaturais, dizem os que moram no interior. Inúmeros relatos. Contam ainda que turistas viajam para esses locais apenas para terem contato com outras dimensões.

Ancestrais deixaram suas marcas em um lugar mágico e cercado de mistérios. Sete cidades totalmente petrificadas repletas de figuras rupestres intrigantes, mensagens que atravessaram o tempo. O que querem dizer? Um lugar raro e extraordinário.

É um lugar onde a beleza cênica dos paredões e formações rochosas servem de moldura para uma viagem ao passado ilustrada por pinturas rupestres. Pés de pequi e juazeiros se juntam na mesma paisagem que une flora e fauna típica dos dois biomas.

As belezas naturais do parque Sete Cidades só enriquecem ainda mais este roteiro imperdível no Piauí, que também possui cachoeiras no período das chuvas.

Editor: Eduardo Marchão (Agência Piaga / Fotografia Outdoor)